Hoje quero explicar melhor sobre nossos dentes, a função exata de cada um e onde devemos tomar cuidado. Aprendemos desde crianças que os dentes cortam, prendem e trituram os alimentos ingeridos. E que em um ser humano adulto, existem 32 dentes.
Muitas vezes com o tempo acabamos esquecendo da importância deles, por isso quero lembra-lo de uma forma especial para você nunca mais esquecer e sempre ter sua boca totalmente saudável!
Entre esses 32 dentes, 16 em cada arco dental, sendo assim distribuídos:
Quatro incisivos- São localizados na frente, dois do lado direito e dois do lado esquerdo, a função deles é de cortar os alimentos;
Dois Caninos – Chamados de “presas”, situados um de cada lado, e são eles que perfuram os alimentos;
Quatro Pré-molares- São dois de cada lado, e responsáveis por triturarem os alimentos;
Seis molares- Existem três de cada lado, e também são responsáveis por triturarem os alimentos. Entretanto o terceiro molar, é conhecido como o dente do Siso, que no caso, pode nunca nascer.Além disso, o dente é formado em três partes:
Raiz – É a parte presa aos ossos da face, como maxila e mandíbula;
Coroa – Parte branca visível;
Colo – Parte entre a raiz e a coroa;
E contudo, os dentes também possuem em seu interior:
Polpa do dente – É formada por tecido conjuntivo, rica em vasos sanguíneos e nervos, é uma substância vermelha e mole;
Dentina – Contém sais de cálcio e envolve a polpa do dente, digamos que seria uma substância
dura e sensível;
Esmalte – É através do esmalte que faz do nosso dente uma das partes mais duras do nosso corpo, é formado por sais de cálcio, envolve dentina na coroa e a raiz da dentina é revestida por cemento.
Essa é a dentição natural de um humano adulto. É sempre importante entender a importância dos dentes para nosso corpo e além disso é importante sempre cuida-los intensamente.
Bom agora você já sabe como é a formação de nossos dentes, por isso procure sempre profissionais especializados para cuidar de sua saúde bucal!