Quem fuma, sabe dos riscos que corre perante sua saúde, principalmente a saúde bucal. Porém, muitos não tem a ciência de tão grave que é o tabaco e o tamanho dos prejuízos que ele causa ao corpo. O cigarro causa desde halitose até o câncer bucal.
Mau hálito– Em primeiro momento o tabaco causa mau hálito, além do seu uso, seja charuto, maconha, cachimbo e tabaco moscado, a falta de higiene bucal adequada, torna o hálito extremamente desagradável, e com isso ele também diminui o fluxo de salivação, causando ainda mais mau hálito.
Perda de Dentes- Em meio a tudo isso, é possível a perda dos dentes, o hábito de fumar é altamente ligado a doença periodontal, cujo é um processo inflamatório da gengiva, e isso ocorre a queda dos dentes.
Boca Escura- Além de tudo a boca escurece, no cigarro contém nicotina, que se acumulam nas superfícies dos dentes, causando uma pigmentação escura.
Câncer– O mais preocupante de tudo é que o cigarro pode causar tipos de câncer na boca e na garganta, onde muitas vezes agridem a região de uma forma assustadora.
Mudança de paladar- Se já não bastasse todos os riscos preocupantes que o cigarro causam, ele interfere no paladar, o fumo causa atrofia das papilas gustativas da língua, e assim ocorre a diminuição do paladar, em especial em alimentos salgados.
Com tudo isso, o fumante deve sempre estar atento a alguns sintomas que podem ser identificados com auto-exames
– Feridas ou úlceras que não cicatrizem por mais de 15 dias;
– Manchas ou placas esbranquiçadas que não são removidas por raspagem;
– Manchas ou placas avermelhadas;
– Lesões nodulares, endurecidas;
– Inchaços na boca ou no pescoço
Mas isso não muda o diagnóstico referente aos exames feitos por um profissional. Por isso deve sempre procurar um especialista da área cuja a qual será competente e realizará todos os procedimentos corretos.