Muitos pacientes chegam em meu consultório em pânico, pois seus dentes começam a quebrar do nada. Talvez você esteja comendo um alimento mais duro e isso aconteceu, o pior de tudo é quando estamos comendo um alimento macio, e o dente se quebra. O que fazer em uma situação dessa? E por que isso ocorre?
Essa é a dúvida de todos os pacientes. Bom existe algumas causas que geram essa quebra. E existe um tratamento para que não ocorra mais.
Bruxismo
O bruxismo é um diagnóstico muito comum em muitos pacientes. Onde durante a noite, acontece o ranger e o apertar dos dentes, e por incrível que pareça o músculo da mandíbula, em termos de força absoluta, ele é o músculo mais forte. Com isso pode ocorrer o quebramento dos dentes, sem ao menos que o paciente perceba. Lembrando que muitos sofrem com o bruxismo, porém só dão conta quando a dor está sendo excessiva ou está havendo o desgaste dos dentes.
Dentes com posição errada
A ortodontia tem se tornado cada vez mais importante, os dentes devem sempre estarem perfeitamente alinhados, muitas pessoas acham que aparelho é estético, é também, porém, o mais importante é que exista o alinhamento na carga dentária, se isso não acontecer, pode existir a possibilidade da quebra dos dentes.
Restaurações
Algumas pessoas que possuem restauração há mais de anos podem sofrer com a quebra de alguns dentes. Tudo porque, esses dentes com restauração desenvolveram cáries nos sulcos e fissuras. E assim traz a sensibilidade e quebra dos dentes.
Os dentes que estão quebrados podem ser consertos ou remodelados. Tudo depende do dano e da quebra. Peça orientação ao seu dentista.
– Coroar ou tapar – Quando há quebras em maiores proporções, o dentista pode optar em limiar o dente e colocar uma coroa ou pino no mesmo.
-Preenchimento – É usado um preenchimento dental para consertar uma pequena rachadura
– Colagem – Usada para criar um molde de resina do dente quebrado que se encaixe perfeitamente na parte quebrada
– Tratamento de Canal- É realizado quando a polpa do dente é danificada, expondo a raiz onde permite uma possível infecção. O profissional remove a raiz morta, limpa o canal e encaixa a coroa sobre o dente enfraquecido.
– Revestimento Dental- Mais comum em dentes da frente . Revestimento como de uma porcelana ou uma resina que cobre o dente.
– Reimplante – Quando ocorre a perca total do dente. O Paciente deve procurar o dentista no mesmo instante, assim pode se reimplantar novamente o dente perdido.
Em todos os casos o paciente deve consultar seu dentista e avaliar o que está acontecendo.
Lembrando ressaltar que todo procedimento médico deve ser realizado, por uma profissional na área como a Doutora Millene Pereira, que esteja instruído adequadamente para realizar os procedimentos. É de extrema importância e necessidade a realização dos exames médicos e um levantamento de dados sobre o paciente para tentar identificar possíveis causa de alergias sobre medicações e anestésicos.
Gostaria de marcar uma análise?
Ligue para (11) 2374-5044
Diga que entrou em contato por ter visto este artigo, e fale com um de nossos profissionais.
Qualquer dúvida estamos totalmente abertos para esclarecê-las