Tenho certeza que você já deve ter tido afta pelo menos uma vez na vida. Aquela ferida que aparece na boca de um dia para o outro, onde dói, incomoda e machuca. Mas sempre há aquela dúvida “como essa afta apareceu?” Pois está aí a grande resposta!
Todos nós sabemos que a boca é a maior entrada para intrusos. Língua, lábios e mucosa da bochecha são ambientes do corpo úmidos onde favorecem os vírus e a bactérias.
A conhecida afta é uma doença inflamatória, onde não existe uma causa exata identificada. A maioria das pessoas que tem aftas recorrentes apresentam algumas respostas imunológicas diferentes de pacientes que não tem.
Existem alguns fatores que podemos relacionar também e ocorre em idades extremamente diferentes e opostas. Há uma série de situações que podem desenvolver a afta. Dentre elas estão :
- STRESS
O stress causa baixa imunidade, onde resseca a boca e as defesas do corpo diminuem;
- FALHA NO SISTEMA IMUNOLÓGICO
Algumas das vezes existe uma falha no sistema imunológico que pode até ser decorrente do Stress que foi falando anteriormente. Com a baixa imunidade, as bactérias que o corpo deveria combater não acontece e assim ele acaba destruindo parte do tecido normal da boca e assim causa as feridas.
- HEREDITARIEDADE
Por conta de algum histórico familiar, algumas pessoas tem a tendência maior de desenvolver a afta por apresentarem uma mucosa oral com menor proteção
- DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL
Algumas pessoas não se alimentam regularmente ou já do seu próprio corpo tem uma deficiência nutricional, sendo assim, falta de Ferro, Ácido fólico e Vitamina B12 podem provocar reações.
- TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM)
Essa é uma época muito tensa para as mulheres. Por conta da mudança hormonal decorrente a esse período, a tendência de afta é bem maior.
- ALIMENTOS ÁCIDOS
A ingestão de alimentos ácidos como abacaxi, fazem com que ocorra a diminuição da proteção da mucosa bucal, tendo como consequência mais uma vez a afta.
- MEDICAMENTOS E TRATAMENTOS
Alguns medicamentos e tratamentos acarretam a afta. Um dos tratamentos que ocasionam isso é a quimioterapia. Por isso ao fazer uso de medicamentos ou seguir um tratamento, verifique com seu médico se o mesmo acarretará em aftas.
- PROBLEMAS DENTÁRIO
Existem alguns problemas dentários que também podem ocasionar a afta. Ou seja, tudo o que afeta a mucosa da boca pode desencadeá-la.
LEMBRE-SE: A AFTA DURA EM MÉDIA DE 1 SEMANA. SE DEMORAR MUITO MAIS DO QUE ISSO PARA A MUCOSA CICATRIZAR, PROCURE UM MÉDICO
TRATAMENTO
Existem alguns tratamentos que ajudam a diminuir os sintomas e cicatriza mais rápido. Pomadas como corticóide diminuem a inflamação e a dor. O antisséptico bucal tem um efeito secundário, diminui a infecção e ajuda a cicatrizar . Há também os corticóides em comprimidos que são mais indicados para quem tem aftas com muita frequência.
Não use nenhum tipo de medicação sem antes consultar um profissional.Nenhuma dessas medicações previnem a afta. Porém você pode preveni-la com pequenos passos no seu dia-a-dia.
Quer saber mais? Assista o vídeo da Dra. Millene Pereira falando mais sobre isso!